25 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DE TALITA

Há algum tempo observo uma menina, ela tem 10 anos e volta e meia aparece na escola onde sua avó administra a cantina. Talita, esse é seu nome. Ela me encanta por gostar de ler. Sempre pede um livro emprestado e não demora muito a devolver. Quantos livros emprestamos e ficamos sem noção de seu retorno. Ela lê rápido e poucos dias depois questiona se não tem outro.

Um dia perguntei sobre seu histórico, por curiosidade. Talita desde os três anos pedia para lerem e contarem histórias. A hora do conto para ela era a preferida, até aprender a ler. Daí se soltou e nunca mais parou. Perguntei se já foi na Feira do Livro e me disseram que é uma loucura sua reação por lá, se pudesse levaria todos os livros para casa.

Ela retira livros na biblioteca de sua escola. Imaginei se emprestassem livros na feira. Ela passaria tardes e tardes num banco da praça lendo, lendo, lendo...ao lado das bancas. Difícil seria tirá-la de lá, do mundo dos livros. Sua imaginação viajaria pela feira toda.

Resolvi então também emprestar um livro a ela. Pensei em qual título, se ela lê tanto. Melhor ainda, vou dar um livro que tenho em casa a ela. Não precisa me devolver, poderá ficar com ele. Quando quiser reler, o livro estará com ela.
Nesse grande espetáculo que é a leitura, no final a aplaudo de pé.
Segue o blog. Seguem as histórias para contar.

Um comentário:

  1. Adorei essa história que voce contou dessa menina a Talita ou melhor denominando,Talita a devoradora de livros,é incrível a sua maneira de ler e usar a sua criatividade nas leituras que encara como se fosse a sua história,isso é um dom de Deus e ela esta sabendo usar direitinho,eu imagino a quantidade de coisas que ela leu e ainda vai ler,imagino também a quantidade de coisas que a sua imaginação absorve em cada página virada,cada parágrafo suspirado,parabéns e ainda tenho uma confissão a fazer a ela,eu te amo.Ass:seu pai.

    ResponderExcluir