4 de janeiro de 2011

O MAR DE QUINTANA

A praia de Atlântida amanheceu nublada, mas o sol aparece pelo meio-dia. Mesmo assim, há os que curtem o mar. Outros pensam se devem ou não passar um protetor solar. Levados pela preguiça momentânea, preferem o jornal, estar online ou  ler um livro amigo.
Conta-se que Mario Quintana se surpreendeu uma vez encontrando escritos esquecidos e ainda não publicados. Isso acontece muitas vezes. Escrevemos e deixamos pelos cantos, sem divulgar. Ele reuniu 99 poemas na obra "Baú de Espantos", inclusive escritos em sua adolescência.
Escolhi um deles, que fala no mar.



DEIXA-ME SEGUIR PARA O MAR

Tenta esquecer-me...Ser lembrado é como
evocar-se um fantasma...Deixa-me ser
o que sou, o que sempre fui, um rio que vai fluindo...

Em vão, em minhas margens cantarão as horas,
me recamarei de estrelas como um manto real,
me bordarei de nuvens e de asas,
às vezes virão em mim as crianças banhar-se...

Um espelho não guarda as coisas refletidas!
E o meu destino é seguir...é seguir para o mar,
as imagens perdendo no caminho...
Deixa-me fluir, passar, cantar...

toda a tristeza dos rios
é não poderem parar!

(Mario Quintana - Baú de Espantos)


Segue o blog. A praia de Atlântida fica no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário