12 de janeiro de 2013

BANCO DE PALAVRAS / VESTIBULAR (1)

Início de férias... o verão segue com uma quente lista de palavras:
fímbrias, chusmas, bramido, marulho, coruscante, faina, citadino, réstia, clamar, plúmbeo, enfarruscado, inefável, enfunada, chamejante, urbe.



O significado de cada uma dessas palavras foi localizado nas fímbrias (orla, franja) do Atlântico, onde circulam chusmas (grande quantidade) de pessoas, que são atraídas pelo bramido (rugido) do oceano, pelo marulho (agitação das ondas), sob um sol coruscante (brilhante), com a difícil faina (tarefa) de passar protetor solar. Os citadinos (que habitam a cidade), costumam clamar (chamar) por belos dias, mas de repente enfrentam as manhãs plúmbeas (cor de chumbo), com uma réstia (feixe de luz) de céu azul, num dia completamente enfarruscado (nublado). Há de se ter uma inefável (indizível) sabedoria e criatividade para levar essa vida. Sentem falta então, das velas enfunadas (cheias de vento) e de um sol chamejante (ardente). Mas o que importa é aproveitar tudo isso que a natureza oferece, em todos os sentidos, para um dia definitivamente voltar à urbe (metrópole, cidade).




Segue o blog... As palavras da lista acima foram retiradas de textos do jornalista e escritor David Coimbra publicados no mês de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário